top of page

THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS (1993)


'Twas a long time ago, longer now than it seems in a place perhaps you've seen in your dreams. For the story you're about to be told began with the holiday worlds of auld. Now you've probably wondered where holidays come from. If you haven't I'd say it's time you begun.

A noite de bruxas chegou por fim, acompanhada dos disfarces, das sobremesas, das músicas, da lua cheia e o mais importante: as maratonas de filmes, muitas delas proporcionadas pelo mestre da stop-action: Tim Burton. Por essa razão, decidi fazer uma crítica especialmente dedicada a esta época do ano que é tão adorada por uns e tão desprezada por outros, trazendo um filme que, na minha opinião, é o que descreve na perfeição aquele que é o trabalho do verdadeiro "Rei do Halloween". The Nightmare Before Christmas foi um dos primeiros trabalhos cinematográficos de Tim Burton que, apesar de não ter sido realizado por ele e sim por Henry Selick, toda a história e os respetivos personagens são da sua autoria.


O filme centra-se em Jack Sellington, um esqueleto com vestuários muito próprios e rei da Halloween Town, um mundo que celebra continuamente o feriado do Halloween (assim como muitos outros que celebram feriados como o Natal ou a Páscoa). Nesse mundo, moram todos os mais diversos tipos de criaturas horripilantes, como mortos-vivos, esqueletos, vampiros, bruxas ou fantasmas. Ora, o momento que proporciona a "ação" na história chega na cena em que Jack se encontra aborrecido, cansado de festejar o seu feriado sempre da mesma forma. Assim, ao descobrir um portal que o direciona para outro mundo completamente diferente, ele decide arriscar e apercebe-se que está, nada mais nada menos do que na Christmas Town. Jack fica de tal modo maravilhado com o espírito natalício, com as luzes, os presentes e a alegria pairada no ar, que decide raptar o Pai Natal e levá-lo para a Halloween Town, com o objetivo de fazer o seu próprio feriado natalício.


Um dos motivos pelo qual eu quis fazer esta crítica deve-se ao facto de este não se tratar de um simples filme de animação, onde as personagens são desenhadas e automaticamente direcionadas para as estações informático-tecnológicas, nas quais sofrem diversos efeitos visuais e sonoros de animação. Nos filmes de Tim Burton, as personagens são construídas à mão e posteriormente movidas à medida que a história é criada, de forma a ganharem vida, criando-se assim uma dimensão tridimensional, que facilmente se tornou numa característica tão influente nas curta-metragens atuais, e que continua a ser tão importante e utilizada nos filmes de animação. E o que mais me surpreende (pela positiva) é o facto de toda esta essência à volta da stop-motion permanecer intacta, como se os anos não tivessem passado; a qualidade de todos os efeitos presentes nos filmes continua a proporcionar uma certa magia no género "animação" e acredito que seja exatamente essa a razão de tanto entusiasmo à volta de Tim Burton.



A magia do Halloween chega no primeiro momento do filme, a cena de abertura que desperta de imediato a atenção dos espectadores com o tema mais conhecido da película "This is Halloween", tema esse que apresenta todos os habitantes da cidade de forma criativa, com pormenores técnicos incríveis e uma letra cómica e divertida que proporciona aquela que é a verdadeira essência do dia das Bruxas. Desta forma, além de possuir animação, o filme possui ainda uma componente musical, composto por cerca de 20 músicas no total, cuja letra ajuda a contar toda a história e a contribuir para o dinamismo presente em toda a película, promovendo vida e adquirindo uma grande importância no trabalho de Tim Burton.


Além de todos os momentos cómicos, a atenção dos espectadores é igualmente captada pelo protagonista, Jack, a personagem mais marcante de toda a história. Com uma personalidade difícil mais única, ele não passa, na verdade, de um desajustado, que tudo o que procura é conforto na sua "casa", mesmo que isso signifique mudar por completo os hábitos e a rotina realizada ao longo do ano, por um feriado tão celebrado mundialmente. Jack é apenas uma das imensas pessoas que nunca se sentem felizes onde estão, sendo, por isso, a prova de que, na nossa mente, tudo o que não é nosso é melhor do que qualquer coisa que tenhamos. Além de Jack, as restantes personagens são, similarmente, importantes, contribuindo para a dinâmica da história, nomeadamente Sally, uma rapariga do estilo "Frankestein" apaixonada pelo protagonista, que, embora ingénua, possui uma determinação que faz com que seja adorada pelo público.



As animações, quer sombrias quer natalícias, estão fantásticas, com uma técnica excelente e um trabalho visual esplêndido que faz deste um dos filmes de desenho animado mais vistos e falados mundialmente. Achei incrível a transição entre as cores escuras, neutras, possuidoras de um caráter assustador e as cores mais vivas, repletas de luzes e animação, provocando um certo contraste entre os dois mundos, sempre acompanhados, porém, de uma pequena veia dos pormenores do trabalho de Tim Burton. As cores são, aliás, uma das fontes mais significativas de toda a história.


Assim, The Nightmare Before Christmas é a prova que os opostos não têm que ser necessariamente incompatíveis, mesmo quando se trata de universos ou de feriados. O mesmo se aplica na vida, entre as crianças e os adultos, mostrando que este pode e deve ser um filme para todas as idades, onde os limites para sonhar não têm barreiras e o lema "nunca desistir dos sonhos" se encontra presente. Pois são esses mesmos sonhos que fazem a criança que cada um de nós (adultos) possui, e proporcionam a magia que, no fundo, todos nós ansiamos contemplar. É um filme que, quer no Natal quer no Halloween, deve ser visto por todos nós, nem que seja pela diferente técnica que o envolve que, embora peculiar, é única e faz deste um clássico ainda conhecido e falado neste grande mundo cinematográfico onde a imaginação não tem fim.



Informação Adicional:

Direção: Henry Selick

Elenco: Danny Elfman, Chris Sarandon, Ken Page, William Hickey, Catherine O'Hara,...

Género: Animação/fantasia/musical

Duração: 76min.

Classificação: 8,5/10

Frase favorita: My dearest friend, if you don't mind... I'd like to join you by your side. Where we can gaze into the stars... And sit together, now and forever. For it is plain, as anyone can see. We're simply meant to be.



We've got to find Jack! There's only 365 days left until next Halloween! 364!



Comments


bottom of page